21 de jul. de 2010

Teologia da Prosperidade X Evangelho da Cruz


Pensei em escrever esse artigo no blog, devido há uma dúvida que surgiu a mim. Fui abordado por essa tal doutrina, faz alguns anos. Não estava em bons momentos da minha vida e era ainda muito "leigo" no assunto.
Algúem me falava que se sou filho do Rei, sou príncipe aqui nessa terra tenho que tomar posse do que é meu, dizia também que minha situação financeira não estava condizente com o evangelho que eu professava. Se eu nao estivesse ganhando muito bem, com bela casa e autómovel zero, nao estaria eu debaixo da benção de DEUS, por alguma falta minha. Com tudo isso fui procurar aprofundar-me sobre tal assunto e relacioná-lo com a bíblia sagrada.
Bom, deixe-me explicar, a teologia da prosperidade teve início nos Estados Unidos como uma decorrência do enriquecimento dos pastores e pregadores de lá e chegou ao Brasil onde se solidificou. Tal doutrina afirma que o Cristão deve gozar do melhor aqui da terra; saúde perfeita, riqueza, posição social, etc.
Serve como uma luva na situação de milhões de brasileiros, que vivem em condições socias e econômicas, não muito favoráveis.
O que me incomodou com tudo isso, é que embora tal pensamento teólogico faça uso de textos isolados da Bíblia, parece querer mudar o verdadeiro sentido do Evangelho do Senhor JESUS CRISTO. Esse movimento, parece vender o evangelho, como que uma super solução. "Tome isso e resolva seus problemas", num passe de mágica. O Senhor JESUS CRISTO ensina muito diferente.
Nao vimos JESUS oferecer bonança, e sim diz "no mundo terei aflições". Nao oferece carro novo, e sim "uma cruz" pra carregar até chegar no descanso eterno.
As pessoas tem sido engandas com tudo isso, por líderes que sabem muito bem usar de sua grande capacidade de persuasão. Mas lembremos, que a bíblia menciona que o povo de DEUS erra por falta de conhecimento. Sim, o povo de DEUS. O resultado de tudo isso, e que com o tempo a verdade sempre vem a tona, o que resulta num grande número de pessoas frutadas e escandalizadas. O evangelho genuíno, tranforma o homem. E não apenas seu saldo bancário, seu guarda-roupa, seu emprego. O evangelho nos ensina a SERMOS e nao apenas TERMOS. Onde ficam aqueles velhos jargões muito usados na igrejas evangélicas tradicionais, de que "Somos peregrinos aqui irmãos", "nosso descanso é o céu", "JESUS está voltando"?
Para embasar isso que estou falando, basta a ir a livraria evangélica mais próxima e pedir livros ou até mesmo pregações que tenham como tema a volta de Cristo: Serão minímas opções, isso se existir. Agora repita o mesmo exemplo, contudo mude o tema para "Vitória", "Como ser próspero", "sete passos para atravessar o Jordão". É bem provável que esvazie as prateleiras.
Escrevo isso com relutante preocupação, que a verdadeira Igreja de JESUS nao mude o endereço do descanso eterno, que entendamos que evangelho (boas novas) está completamente ligado a Cruz de Cristo. E se me chamo cristão, logo sou seguidor de Cristo.
DEUS ABENÇOE
Renato Rangel

4 comentários:

  1. Parabéns pela matéria acima Rangel !!(Teologia da Prospertidade X Evangelho da Cruz) muito boa , muit boa mesm ... eu não havia visto antes, pelo que vejo ela está no seu blog desde julho, preciso fuçar mais seu blog. Esta foi a matéria que mais gostei até agora , de todas as poucas que eu li nele. Muito bem articulada, esclarecida e interessante ( que prende a atenção do leitor) ...gostei tanto que até copiei e salvei em meu email pra ler outras vezes he hehe AP

    ResponderExcluir
  2. Ah, antes que eu me esqueça, tbém gostei muito da foto ...a foto é perfeita porque está totalmente ligada ao assunto ! AP

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!!!Hj en dia não se prega mais a volta de JESUS,só pregam benção e prosperidades.."Toda Escritura e divinamente inspirada e proveitosa para ensinar,para aprender,para corrigir e para instruir em justiça."Que DEUS abençoe ...

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro Feliz, deixe seu comentário: