13 de abr. de 2011

Série na Palavra: Qual a sua sabedoria?


Por Lucas Amaral



Estava meditando sobre o texto da carta de Tiago 3.13-18 e me deparei com um paradoxo interessante.
Tiago ao longo do desenvolvimento do capítulo 3 fala sobre a questão das boas obras, e nossa vida estar em conformidade com nossa pregação.
Nos versos 13-18 o autor demonstra a diferença daquele que se considera muito sábio entre o que detém a verdadeira sabedoria.
Tiago instrui que os verdadeiramente sábios devem demonstrar com suas atitudes em obras de mansidão (v.13),
Contudo no verso 14 ele lista algumas características que está presente na vida daquele que não possui a sabedoria dada por Deus. Inveja, sentimento faccioso, vanglória e mentira – evidências da ausência da sabedoria divina, ou sabedoria meramente humana.
Aquele que tem a sabedoria de Deus é diferente, pois antes de qualquer coisa de acordo com o v. 15 é primeiramente pura, então desemboca na vida pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e bons frutos, sem discriminação ou falsidade.
A figura desse texto, que está enfatizando a sabedoria, é o Espírito Santo de Deus. O paradoxo é sobre aqueles que têm suas vidas genuinamente mudadas pelo Espírito e aqueles que dizem que são, quando não são (lembra do joio e o trigo?).

Não há nada encoberto que não seja revelado. Falsos cristãos podem até enganar por algum tempo, mas não para sempre. O homem por si só não pode produzir algo que seja bom o suficiente para agradar a Deus.

No entanto aqueles que são regenerados e transformados pelo Espírito as obras de suas vidas são diferenciadas. Agora são regidos pelo Espírito Santo e aquilo que é santo, começa com pureza.
Se faz necessário, no dia que se chama hoje, refletirmos sobre nossa postura cristã. Cabe a você prezado irmão uma análise de sua vida, suas ações e intenções, a fim de saber se estas arraigado na verdadeira sabedoria que é o trabalhar do Espírito Santo ou na sabedoria meramente humana.

A primeira vem do céu, a segunda deriva do pecado original do homem.
Que Deus tenha Misericórdia.


Um comentário:

Faça um blogueiro Feliz, deixe seu comentário: